-->

  • Teste de Multiplas Latências do Sono - Exame

    Teste de latências múltiplas do sono na investigação de sonolência excessiva durante o dia
    O teste de latências múltiplas do sono TLMS é um exame que documenta objetivamente a sonolência e a ocorrência de sono REM durante o período diurno, permitindo diagnosticar com precisão a narcolepsia e contribuindo para o diagnóstico diferencial de outras condições que cursam com hipersonia, a exemplo da síndrome da apnéia obstrutiva. O procedimento consiste na obtenção de quatro a cinco registros de eletroencefalograma, com duração de 20 a 35 minutos, a cada duas horas.

    A presença de latência média para o início do sono igual ou inferior a oito minutos e de dois ou mais cochilos com sono REM confirma a narcolepsia. Prevalente em cerca de 0,018% a 0,040% da população geral, com discreto predomínio no sexo masculino, a narcolepsia é uma doença crônica e incapacitante que se caracteriza por sonolência diurna excessiva em mais de 90% dos casos e por um conjunto de sintomas de fácil identificação, embora não necessariamente sempre presentes. Está associada a fatores genéticos, particularmente à presença do alelo HLA-DQB1*602, e a processos de auto-imunidade. Sabe-se que, nos portadores da condição, há uma disfunção na liberação de neurotransmissores que regulam o sono, como as hipocretinas.

    O diagnóstico correto da doença é muito importante porque a instituição do tratamento com o uso contínuo de psicoestimulantes reduz o risco de acidentes e melhora a inserção social e a auto-estima dos narcolépticos.

    Manifestações clínicas da narcolepsia
    Idade de início
    • Entre 15 e 25 anos
    Sintomas
    • Sonolência excessiva durante o dia
    • Cataplexia
    • Distúrbios do sono REM, como alucinações hipnagógicas e paralisia do sono
    • Fragmentação do sono noturno
    Ficha técnica do exame
    Nome: Teste de latências múltiplas do sono
    Método: Polissonografia
    Indicação: Investigação de sonolência excessiva diurna
    ABC do sono
    • Alucinação hipnagógica: sensação de estar “sonhando acordado”.
    • Cataplexia: perda do tônus postural em vigília, precipitada muitas vezes por emoções.
    • Paralisia do sono: despertar acompanhado de incapacidade de movimentação.
    • Sono REM (rapid eye movement): fase do sono mais profundo, na qual ocorrem os sonhos e se observam movimentos oculares rápidos e atonia muscular.

    Publicado em: 02/10/2007
    Por: Fleury Medicina e Saúde
    Edição: 2007 - Edição Nº 7 - Boletim
    A narcolepsia é a principal causa de hipersonia.